satisfação 100% garantida!
Belo Horizonte, 22 de novembro de 2024

Veja:

Plano Diretor – “BH ganha leis que equilibram ocupação do espaço urbano” – Trecho da reportagem

Plano Diretor – “BH ganha leis que equilibram ocupação do espaço urbano” – Trecho da reportagem

O prefeito Marcio Lacerda apresentou na terça-feira, dia 20/07/10, no Espaço Municipal da Prefeitura de Belo Horizonte, o novo Plano Diretor e a nova Lei de Parcelamento, Ocupação e Uso do Solo…. “

Obrigado por ler esse post, não esqueça de entrar em contato ou compartilhar com quem precisa! 

“As leis, princípio de todas as outras normas municipais que interferem no desenvolvimento da cidade, são complementares e contêm todo um aparato de regras que tenta equilibrar a formação do espaço urbano, tais como áreas de preservação e ocupação do solo; moradias e atividades econômicas; bairros formais e loteamentos clandestinos; sistema viário e condi¬cionantes à expansão territorial; patrimônio histórico e aden¬samento de sítios; equipamentos públicos e empreendimentos privados, entre tantas outras complexidades ….”

“ As novas leis entram em vigor na quarta-feira, dia 21/07/10, quando estão sendo publicadas no Diário Oficial do Município (DOM).”

“Entre as principais mudanças, o zoneamento de algumas áreas foi adequado à nova situação da cidade. “A redução do adensamento é um dos principais aspectos da nova legislação. Ainda estimulamos a descentralização do desenvolvimento do município, na medida em que a lei flexibiliza algumas atividades econômicas em quase todas as regiões da cidade em que não eram permitidas anteriormente”, analisou Marcio Lacerda. Os parâ¬metros construtivos de alguns zoneamentos foram reformulados a fim de se tornarem mais condizentes aos preceitos que buscam refletir no espaço.”

“Entenda a nova legislação

Redução do adensamento

Um dos principais aspectos da nova legislação é a redução do adensamento da cidade. Em toda a capital, essa redução gira em torno de 10%, mas há casos específicos onde esse coeficiente é maior, principalmente para aquelas áreas que sofreram nos últimos anos um processo de ocupação desordenado. Os bairro Buritis e Castelo, por exemplo, tiveram potencial construtivo reduzido em cerca de 50%.

Estímulo ao desenvolvimento econômico

Se por um lado reduziu-se o potencial de ocupação e o crescimento desordenado, por outro a nova legislação estimula a descentralização do desenvolvimento do município, na medida em que flexibiliza algumas atividades econômicas de baixo impacto em quase todas as regiões da cidade. “

“Adaptação à realidade do município

O Plano Diretor e a Lei de Uso e Ocupação do Solo chegam após dez anos da última revisão. A lei foi elaborada inicialmente em 1996 e passou por uma pequena revisão no ano de 2000. Esta é a primeira revisão feita após a implantação do Estatuto das Cidades, que data de 2003.”

“Sintonia com o planejamento estratégico de longo prazo

A legislação sancionada se une a outros marcos legais na cidade que foram elaborados dentro de uma visão de crescimento de longo prazo, a exemplo do Código de Obras, sancio¬nado em junho de 2009, e do Código de Posturas, que passou a vigorar no último mês de abril.”

Reportagem publicada no dia 21/07/2010 no site do prefeito Marcio Lacerda

http://www.marciolacerdabh.com.br/noticias/noticias.php?chave=1932

Mais vistos

Posts Recentes: