Nova rotina em casa incentiva a reforma e a decoração de quarto mas nem tudo é mil maravilhas

A crescente tendência de integração da casa ao home-office gerou um aumento na busca por pequenas reformas e projetos de arquitetura/decoração, especialmente a decoração de quarto e sala. Uma arquitetura inteligente é capaz de captar bem o perfil e a fase de vida de cada cliente, promovendo mais produtividade, elegância e refúgio no dia a dia. Tudo em um só ambiente.

Pesquisas recentes revelam um boom na contratação de serviços de reforma e decoração durante o período de isolamento social. Há quem tenha resolvido algum problema em casa que há tempos estava sendo negligenciado, há outros que tenham demandado por brinquedotecas para as crianças e há também aqueles que enxergam o período da pandemia como uma oportunidade para comprar e reformar imóveis.

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) realizada em parceria com a Konduto, o consumo de produtos da categoria Móveis e Decoração deu um salto de 97% do período pré-pandemia até o dia 20 de junho, o que mostra que as pessoas estão pensando e avaliando novas soluções e possibilidades para as suas casas.

Como tudo está sendo adaptado, os lares também podem se transformar em ambientes mais versáteis. Salas viraram home offices, cozinhas se tornaram palcos para hobbies e plantas começaram a ganhar novos espaços. Porém nem tudo é mil maravilhas, ao se reformar um imóvel nem todos os profissionais sabem, ou ignoram que existe uma legislação em cada município a ser respeitada e isso pode gerar dores de cabeça durante a obra ou até mesmo depois dela pronta.

Reforma Sacada IMA Projetos

Uma varanda que que pode ser o prolongamento do quarto ou da sala para virar um ambiente maior ou mais versátil, nem sempre pode ser realizado, ou se pode ser realizado talvez tenha que ter algumas soluções para não desrespeitarem a legislação. O aumento do imóvel ou sua diminuição, sempre tem que ter a autorização do Município (Prefeitura), isso garantirá que a obra flua tranquilamente e que não haja gastos desnecessário com adaptações futuras, ou até mesmo a remoção do que foi realizado.

A IMA Projetos, escritório de Arquitetura e Engenharia, sempre orienta e realiza com seus clientes um estudo prévio do que poderá ser aprovado junto ao município. Isso garante que seus clientes, antes mesmo de projetar saibam o que podem executar e  não tenham problemas futuros, pois tudo estará correto.

O Caso da senhora Paula de Belo Horizonte, que realizou o fechamento de sua varanda para ampliar a sala e foi notificada pela Prefeitura para parar a obra, desmanchar o que havia feito ou aprovar o projeto para continuar e foi nesse momento que ela procurou o escritório da IMA Projetos. Foi realizado um estudo que constatou que não era possível essa ampliação, então a mesma teve que desmanchar o que feito e acabou perdendo todo o investimento além da dor de cabeça.

Já o caso do Raphael também de Belo Horizonte, queria em seu apartamento na área privativa, um espaço gourmet integrado com sua cozinha. Para isso ele precisaria cobrir grande parte de sua área, a IMA Projetos realizou o estudo e verificou que era possível. Somente após esse estudo que foi desenvolvido todo o projeto pela IMA e aprovado junto ao Município.

A obra ocorreu de forma tranquila, conforme planejado e sem retrabalhos desnecessários.

Ter um projeto aprovado no município além de te dar a permissão para construção ou reforma, no final da obra te dará um documento informando que seu imóvel é regular, que é a Certidão de Baixa ou “Habite-se”.

Vai construir, verifique antes se é possível o que você pretende! Contrate um escritório de arquitetura que saiba sobre a legislação do Município!

A IMA Projetos é uma empresa especialista em aprovação de projetos e regularização de imóveis além de desenvolver projetos altamente funcionais e harmônicos.