É muito comum quem quer regularizar seu imóvel (retirar o Habite-se) em Belo Horizonte (BH) e outros Municípios como Contagem, Betim, Sete Lagos, Lagoa Santa; pesquisar profissionais ou empresas que façam esse serviço e acabam caindo em uma "armadilha".
Por  uma primeira economia de 5,0 a 15,0% no valor  do serviço a pessoa contrata, um profissional ou uma empresa que acaba sendo muito mais onerosa do que o valor "poupado", sendo por  que o profissional/empresa não soube conduzir o processo adequadamente aumentando o valor das taxas e multas cobradas pelas Prefeituras pelo serviço (diferença que pode até ultrapassar o valor do serviço) ou porque não consegue finalizar o serviço tendo que a pessoa terá que contratar outro profissional e arcar com o prejuízo.
 
Cerca de 40% de nossos clientes contrataram outro profissional antes de nos contratar.
 
Em um levantamento que a IMA Projetos e Regularização Imobiliária fez em seus projetos de regularização, verificou que cerca de 40,0% dos clientes havia contratado outro profissional/empresa que não conseguiu finalizar o serviço e que teve que pagar duas vezes pelo serviço,  570,0% a mais que a economia inicialmente pretendida.
Cuidados na Contratação do Serviço
 
 
15% dos processos sofrem revisão de valores de multas.
 
Outro levantamento feito, foi que 15,0% dos processos de regularização (retirada do Habite-se) da IMA Projetos, foram solicitados revisão de valores das multas, pois as mesmas estavam incoerentes, com valores até 300,0% a mais do devido. Isso é uma particularidade que muitos profissionais acabam não enxergando e esse custo é repassado para a pessoa sem a real necessidade, deixando o valor do serviço com taxas e multas, acima do valor economizado inicialmente.
 
Dicas para não cair em "Armadilha".
 
Nem sempre é fácil identificar que o profissional ou empresa é habilitada ou tem conhecimento técnico para execução dos serviços, por isso alguns cuidados podem ser tomados:
 
- Prefira uma empresa especializada -Alguns profissionais podem fazer o processo de regularização do imóvel, mas não tem o conhecimento necessário para tal, não conhecem a legislação, procedimentos, normas e etc.
- Empresa geralmente tem telefone fixo e endereço fixo - Profissionais tem como "extra", alguns projetos que conseguem captar, porém não como serviço principal, dessa forma criam empresas fictícias que aparecem no mercado, porém sem experiência. Faça uma visita à empresa.
 - Empresa de Arquitetura e/ou Engenharia é registrada no CREA ou no CAU - Engenharia e Arquitetura possuem órgãos reguladores que são o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e o CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) e as empresas e os profissionais desse ramos devem estar cadastradas em um, ou outro, ou em ambos (caso do IMA e seus responsáveis técnicos).
A verificação se dá pelo nome ou registro, pelo CREA  se acessa
http://www.crea-mg.org.br/servicos/consultas/  e escreve o nome/ no campo indicado e o site informa se é cadastrado veja:
 
IMA PROJETOS E REGULARIZACAO IMOBILIARIA LTDA 
 
 

 

 

 FAUSTO COSTA GALVANI
 

 

 


 pelo CAU  se acessa
https://siccau.caubr.org.br/app/view/sight/externo?form=PesquisarProfissionalEmpresa  e escreve o nome ou CPF ou nº do registro no campo indicado e o site informa se é cadastrado veja:
 
CECÍLIA FRAGA DE MORAES GALVANI 
 

 
 
- Quando o valor para o desenvolvimento do serviço é muito convidativo é sinal de alerta - preços muito convidativos podem sugerir que o profissional não sabe o trabalho que deverá ser desenvolvido ou então não está sendo estimado o serviço total, surgindo posteriormente acréscimos.
- Procure saber se a empresa e os profissionais são reconhecidos no mercado - geralmente empresas e profissionais reconhecidos no mercado saem em reportagem em jornais e/ou blogs de notícias reconhecidos, portanto procurar reportagens sobre o assunto com a empresa e profissional  poderá ser conveniente.
- Converse com a IMA Projetos e veja se é possível cobrir a oferta - a IMA Projetos possui grande credibilidade no mercado e tem um imenso prazer em ajudar as pessoas com seus problemas de regularização de imóveis, e em alguns casos é possível cobrir o valor ofertado por outro profissional (em propostas de igual teor) - Converse sobre sua proposta
 
 

Texto da de  IMA Projetos e Regularização Imobiliária Ltda. (Empresa Especializada em Regularização de Imóveis - Retirada de Habite-se)