As 20 empresas de habite-se mais acessadas - IMA Projetos
 
Não é a toa que quem precisa do serviço de um arquiteto ou engenheiro para regularizar seu imóvel ou aprovar um projeto, sente dúvidas ao fechar um contrato. Todos os dias vemos novas e novas "Empresas" entrando no mercado e oferecendo esses serviços, ou empresas que tinham como Know-how (saber-fazer) outro tipo de serviço e também decidiram entrar nesse mercado por acharem que podem prosperar neste campo, porém sem tanto conhecimento.
Preços, garantias (inclusive reconhecidas em cartório), informações e frases de impacto como: " Cobrimos qualquer oferta! Não perca dinheiro! Especialistas em Habite-se! Habite-se na mão ou seu dinheiro de volta! etc...", são comuns quando se busca o serviço na internet e vários Nomes, telefones  aparecem, e realmente devem aparecer, no entanto como saber qual escolher?
Diante desse dilema, decidimos fazer uma pesquisa para ajudar e também nos orientar do que está acontecendo no mercado. Escolhemos algumas palavras para procurar no Google como, Habite-se, regularização, imóveis, dentre outras, achando assim um grande número de "empresas", sendo elas dos anúncios e / ou da busca orgânica do Google(busca simples do Google).
Dentre todas encontradas, escolhemos as 20 empresas que mais aparecem nas pesquisas incluindo a IMA Projetos e Regularização Imobiliária para análise.
 
INDICADORES DE IDONIEDADE E VISIBILIDADE
 
Foram basicamente 5 itens analisados que nos deu o grau de idoniedade  e visibilidade das empresas pesquisadas, são elas:
 
  • - Regularidade da Empresa junto aos Órgão Competentes
  • - Tempo de vida da Empresa
  • - Informações de Localização (Se possuem informações de localização condizentes com seus registros)
  • - Informações de Contato (Se possui telefone fixo ou só celular e e-mail)
  • - Anúncios (Se faz ou não anúncios no Google)
  • - Aparência do Site (Boa, Média, Ruim)

 

O QUE ENCONTROU-SE ?
 
Regularidade da Empresa junto aos Órgão Competentes (Se são regulares nos órgão reguladores, como Receita Federal, Prefeitura, CREA e/ou CAU)
 
Procuramos junto a Receita Federal os cadastros das empresas, verificamos se elas possuem licença para Funcionar junto a Prefeitura e posteriormente verificamos se possuíam registro nos conselhos (mesmo não possuindo cadastro na Receita Federal) e constatamos que:
 
  • - 35% das empresas pesquisadas não possuem CADASTRO NACIONAL DE PESSOA JURÍDICA (CNPJ) junto a Receita Federal
  • - 50% das empresas pesquisadas não possuem REGISTRO ATIVO junto ao CREA/MG¹ ou ao CAU/MG² *
  • - 55% das empresas não possuem licença ou licença válida da Prefeitura para Funcionar

 

 
*Empresas podem estar registradas no CAU ou CREA e não estarem ativas ou também podem estar inadimplentes por mais de 2 anos, nesses casos foram computadas como irregulares
¹CREA / MG - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia
²CAU / BR - Conselho de Arquitetura e Urbanismo
 
Tempo de vida da Empresa
 
No CADASTRO DE PESSOA JURÍDICA (CNPJ) conseguimos ver o tempo que a empresa de fato foi constituída, portanto a experiência que a mesma  tem.
 
  • - 45% das Empresas possuem menos de 1 ano de existência / experiência*
  • - 5%  das Empresas possuem entre 1 ano e 3 anos de existência / experiência
  • - 50% possuem mais de 5 anos de existência / experiência**

 

*As "Empresas" que não possuem CNPJ foram computadas com tempo e  experiência  zero.
** Nem todas as empresas com mais de 5 anos possuem experiência em regularização / aprovação
 
Informações de Localização
 
A análise sobre a localização da empresas se basearam nas informações de registros, informações dos sites das empresas e do Google Maps, mas o que realmente levamos em consideração foi o registros e os sites das Empresas. Este talvez, possamos considerar como o item de mais ou um dos mais importantes em termos de Idoniedade, pois em caso de procura do contratante à empresa formalmente ou de qualquer outra forma legal, a mesma deve ter acesso físico preciso, não deixando margens para não ser encontrada.
 
  • - Somente 15% das Empresas (3 empresas) possuem todas as informações condizentes (registro e site).
  • - 85% das Empresas (17 empresas) possuem endereços diferentes do registro e ou incompletas / inexistentes em seus sites.

 

Informações de Contato
 
Um grande indicativo que a empresa realiza os trabalhos de forma exclusiva ou somente de forma de trabalho adicional é se possuem telefone fixo. Se a empresa é utilizada para realizar os serviços de forma exclusiva geralmente possuem telefone fixo, mas se só possuem celular provavelmente fazem o trabalho de forma adicional, como um jeito de ganhar um dinheiro extra.
 
  • - 75% das empresas possuem telefone fixo, celular e e-mail como forma de contato
  • - 25% das empresas só possuem celular e e-mail como forma de contato

 

Anúncios
 
Os anúncios são uma forma de atrair novos cliente, então sabendo quais empresas aparecem aos interessados de uma forma mais freqüente por meio de anúncios, nos orienta o caminho e a visão que as pessoas tem.
 
  • - 50% das empresas fazem anúncios nas pesquisas
  • - 50% das empresas não fazem anúncios nas pesquisas

 

Aparência
 
A aparência do site das empresas, pode dar uma noção de como um interessado no serviço tem  de percepção se a empresa é boa, média ou ruim.
 
  • - 30% foi classificada com boa aparência
  • - 30% foi classificada com aparência média
  • - 40% foi classificada com aparência ruim

 

  
CRUZANDO AS INFORMAÇÕES
 
Tomando como base as empresas registradas corretamente na Receita Federal, Prefeitura e CREA / CAU, 9 empresas estão de acordo, dessas 9 somente 2 possuem informações de contato no site condizentes com registro.
Dessas 2 empresas as 2 possuem telefones fixos, uma com 1 ano de existência /experiência e outra com 12 anos de existência /experiência.
 
Veja tabela a seguir:
 
Tabela de Concorrentes IMA Projetos Habite-se
 

O QUE PODEMOS CONCLUIR?

 

Grande parte das empresas que aparecem nas primeiras páginas de pesquisa do Google, sendo elas dos anúncios e / ou da busca orgânica, impressionam com sua aparência e chamarizes, porém alguns itens são questionáveis, em termos de Idoniedade (adequado, próprio, que convém perfeitamente).

Empresas estão sempre entrando e saindo desse mercado, e o que faz a diferença são os pequenos detalhes.

 

Em se falando de Regularização e Licenciamento junto aos órgãos Municipais, Estaduais e Federais, a regularidade e experiência de uma empresa são itens mais do que necessários para garantir a qualidade do serviço e para não trazer complicações no futuro.

Será que vale a pena  pagar menos pelo serviço e ter que pagar duas vezes, ou ter o trabalho de pedir  o dinheiro de volta?

 

A IMA Projetos procura sempre dentro de seus PRINCÍPIOS ÉTICOS se posicionar de forma única no seu mercado de trabalho, desenvolvendo com excelência seus projetos.

Gostou da Notícia, Compartilhe!!

 
Quer regularizar sua casa clique AQUI
Quer regularizar seu apartamento, cobertura, varanda ou área privativa clique AQUI!

 

Fontes da Pesquisa:

- Receita Federal - http://www.receita.fazenda.gov.br/

- Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - https://prefeitura.pbh.gov.br/

- CREA/MG - http://www.crea-mg.org.br/

- CAU/ BR - http://www.caubr.gov.br/

- Dados  coletados no Google dia 31/10/2017

- Sites das Empresas Pesquisadas dia 31/10/2017 (20 Empresas)